Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Incas - Filhos do Sol

A primeira complexa sociedade a florescer no território do atual Peru, por volta do ano 1000 a.C., foi denominada por historiadores de chavin. De tal sociedade sabe-se que era agrícola – cuja principal cultura era o plantio do milho – e que dominavam as técnicas de construção de templos, pirâmides e canais de irrigação.




Arte Chavin repleta de simbologias misteriosas.



À partir do século VIII, as cidades de Tiauhanaco, nas margens do lago Titicaca, e a cidade de Houari, localizada mais ao norte, surgiram e cresceram, tornando-se centros de grandes sociedades. Desaparecerem completamente no século XII por razões ainda desconhecidas e cercadas de mistérios.
O povo chimu veio logo em seguida, subjugando e controlando todo o território antes pertencido aos chavin, em uma expansão que os levou a conquistar uma vastíssima área em toda a região andina. Em meados do século XV, entretanto, foram absorvidos pelo Império Inca e perderam sua independência.









Nota-se claramente com o acima disposto que os Incas surgiram tardiamente na história dos povos andinos. Os historiadores jamais chegaram a um consenso quanto às origens desse povo. Alguns acreditam que seja possível o surgimento dos Incas a partir do povo quínchua, cujo idioma era falado em uma ampla região dos Andes. Sabe-se, porém, que, no século XII, eles viviam ao redor de Cuzco, sua grandiosa capital.



Machu Picchu




Em certo momento os Incas iniciaram sua expansão, conquistando várias cidades da região até chegarem, em 1463, à região litoral ocupada pelo povo chimu, dominando-a e subjugando a sociedade ali existente. Logo em seguida incorporaram os caras (no território que hoje corresponde ao Equador) e os aimarás, nas margens do lago Titicaca, juntamente com as regiões setentrionais que hoje correspondem a Argentina e ao Chile.








Apesar da grandiosidade de seu império, a civilização Inca revelou-se bastante frágil diante dos conquistadores espanhóis. O império resistiu 40 anos ao ataque incessante dos espanhóis, mas sucumbiram por volta de 1572, com o assassinato de seu último governante, Tupac Amaru. Deu-se, assim, o fim de uma fantástica civilização que, em 1532 (ano em que os espanhóis iniciaram suas conquistas na região), era constituída por, aproximadamente, 10 milhões de pessoas.








A mitologia inca diz que o sol enviou seu filho, Manco Capac e Mama Ocllo, filha da lua, sua mulher e irmã, para uma Terra caótica e escura. Eles chegaram erguendo-se das águas do lago Titicaca e, em busca de um lugar para estabelecer seu reino, seguiram em direção noroeste, até o vale do rio Huatanay. Ali, Manco revirou a terra com seu cajado, encontrou solo espesso e fértil e chamou o local de Cuzco ("umbigo do mundo"). A cidade se tornou o centro do poder, da religião e da cultura inca.



Manco Capac e Mama Ocllo




Arte erótica Inca.

Um comentário: